Projetos do Ciclo 1

Clube ITec - Clube de Iniciação Tecnológica

Clube ITec - Clube de Iniciação Tecnológica

Instituto Federal Fluminense
Ambiente de aprendizado interativo e dinâmico, onde os alunos desenvolveram habilidades em áreas relacionadas à tecnologia, tais como programação, robótica e eletrônica
Uso de tecnologias digitais com foco na Iniciação Tecnológica de alunos do ensino médio no contexto da Economia 4.0

Uso de tecnologias digitais com foco na Iniciação Tecnológica de alunos do ensino médio no contexto da Economia 4.0

Instituto Federal do Acre
Oficinas na área de Pensamento Computacional; Robótica; Impressão 3D e Empreendedorismo e Criação de Ideias
Oficinas de Projeto com Plataformas baratas de Hardware para a Internet das Coisas

Oficinas de Projeto com Plataformas baratas de Hardware para a Internet das Coisas

Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Cursos e oficinas, baseadas em Internet das Coisas (IoT) e programação de softwares e aplicativos
Oficinas de Apoio à Iniciação tecnológica com foco na economia 4.0

Oficinas de Apoio à Iniciação tecnológica com foco na economia 4.0

Instituto Federal de Rondônia
Oficinas de caráter multidisciplinar no Campus Ji-Paraná como um processo de ensino aprendizagem baseado na concretização de ideias e/ou projetos
Cultura Maker - Qualificando jovens para uma economia digital

Cultura Maker - Qualificando jovens para uma economia digital

Instituto Federal de Pernambuco
Ensino de tecnologias digitais, como programação de software, fabricação digital, robótica e IoT - utilizando metodologias ativas e princípios da Cultura Maker
Construtores do Futuro: Empreendedorismo e Tecnologia aliados por um futuro de sucesso

Construtores do Futuro: Empreendedorismo e Tecnologia aliados por um futuro de sucesso

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Metodologias de aprender fazendo e aprendizagem baseada em problemas na área da programação, robótica, eletricidade, eletrônica, automação e modelagem 3D
Ecobot - o robô sustentável

Ecobot - o robô sustentável

Instituto Federal do Espírito Santo
Mecanismo de conscientização social em relação ao descarte incorreto do lixo
Giga Programadores: uma metodologia gamificada para o ensino de programação

Giga Programadores: uma metodologia gamificada para o ensino de programação

Instituto Federal do Rio de Janeiro
Turmas de Gamificação para Educação, aulas de Robótica e Programação e Aprendizagem Learn by doing
Laboratório virtual de Biologia e produção de objetos de aprendizagem

Laboratório virtual de Biologia e produção de objetos de aprendizagem

Instituto Federal Sul-rio-grandense
Laboratório virtual para o ensino e aprendizagem de Biologia em turmas do Ensino Médio
Projeto SMARTCNP 4.0

Projeto SMARTCNP 4.0

Instituto Federal do Mato Grosso
Cursos de técnicas de inovação na agricultura, desenvolvimento de produtos para atender demandas locais e espaços de coworking com base em cultura maker
Empreendedorismo Júnior 4.0

Empreendedorismo Júnior 4.0

Instituto Federal da Bahia
Fomento ao empreendedorismo tecnológico entre jovens dos últimos anos do ensino fundamental e ensino médio
STEAM4Girls: Aprendizagem criativa para estímulo de meninas cientistas

STEAM4Girls: Aprendizagem criativa para estímulo de meninas cientistas

Instituto Federal de Goiás
A metodologia STEAM como forma de combate a desproporção de profissionais mulheres nas áreas das ciências e tecnologias
Moocs de Lovelace: Uma Chamada de Meninas para a Computação

Moocs de Lovelace: Uma Chamada de Meninas para a Computação

Instituto Federal do Espírito Santo
Extensão baseada em Moocs do curso híbrido de Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educacional
IFAL Bootcamp: ideias inovadoras para jovens talentos

IFAL Bootcamp: ideias inovadoras para jovens talentos

Instituto Federal de Alagoas
Tecnologias em um Bootcamp com aplicação de metodologias ativas de aprendizagem
LACIA – Laboratório de Computação Integrada e Aplicada

LACIA – Laboratório de Computação Integrada e Aplicada

Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Oficinas de informática básica, pensamento computacional, programação de computadores e práticas de inovação e empreendedorismo
Projeto de iniciação tecnológica com foco em Internet das Coisas

Projeto de iniciação tecnológica com foco em Internet das Coisas

Instituto Federal Farroupilha
Formação em habilidades relacionadas às novas tecnologias digitais no contexto da Economia 4.0 com foco em Internet das Coisas
Aprendendo robótica na escola: uma abordagem usando a metodologia ABP

Aprendendo robótica na escola: uma abordagem usando a metodologia ABP

Instituto Federal do Espírito Santo
Difusão de conhecimentos em robótica entre alunos do ensino fundamental e médio da rede pública
CECSA - Centro de Estudo e Capacitação em Soluções para a Agricultura 4.0

CECSA - Centro de Estudo e Capacitação em Soluções para a Agricultura 4.0

Instituto Federal de Alagoas
Projeto de incentivo a tecnologias digitais com foco na agricultura 4.0
Desenvolvimento da cultura de iniciação tecnológica entre os estudantes do município de Xapuri

Desenvolvimento da cultura de iniciação tecnológica entre os estudantes do município de Xapuri

Instituto Federal do Acre
Utilização de metodologia de ensino presencial, modelagem 3D e robótica
IDEALIZAR: soluções tecnológicas criativas para problemas locais

IDEALIZAR: soluções tecnológicas criativas para problemas locais

Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Iniciativa de fomento da visão empreendedora e inovadora, por meio da aplicação da economia 4.0
Lizard.4.Future: desenvolvendo competências para Economia 4.0 em jovens do município de Lagarto/SE

Lizard.4.Future: desenvolvendo competências para Economia 4.0 em jovens do município de Lagarto/SE

Instituto Federal de Sergipe
Desenvolvimento do pensamento computacional por meio de oficinas de programação de aplicativos
IF Educa 4.0

IF Educa 4.0

Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Empreendedorismo, inovação e o uso das tecnologias digitais na Economia 4.0, com metodologias ativas
Aprendiz 4.0

Aprendiz 4.0

Instituto Federal de Sergipe
Cursos de linguagens de programação em blocos, em conjunto com metodologias ativas
Iniciação tecnológica baseada em “IoT” para manutenção e controle de hortas agroecológicas

Iniciação tecnológica baseada em “IoT” para manutenção e controle de hortas agroecológicas

Instituto Federal Fluminense
Aprendizagem de técnicas computacionais, de eletrônica e de agroecologia
Ações baseadas em metodologias ativas para o desenvolvimento de competências aplicadas à economia 4.0

Ações baseadas em metodologias ativas para o desenvolvimento de competências aplicadas à economia 4.0

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Conceitos de programação, Internet das Coisas, robótica, plataforma Arduíno e prototipação
 Pensamento Computacional, Cultura Maker e Robótica Educacional no contexto da Economia 4.0

Pensamento Computacional, Cultura Maker e Robótica Educacional no contexto da Economia 4.0

Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Atividades teórico-práticas explorando os conhecimentos científicos dos estudantes
 Maleta de Ferramentas 4.0

Maleta de Ferramentas 4.0

Instituto Federal Fluminense
Conhecimentos e habilidades relacionadas ao uso das tecnologias digitais, ao empreendedorismo e à inovação
Aprendendo conteúdos matemáticos a partir da interação com aplicativos específicos

Aprendendo conteúdos matemáticos a partir da interação com aplicativos específicos

Instituto Federal de Santa Catarina
Habilidades relacionadas à programação e utilização de novas tecnologias para a resolução de problemas
Aplicação de arduino para automação de cultivo hidropônico para alunos da rede pública municipal de Laranjal do Jari - Amapá

Aplicação de arduino para automação de cultivo hidropônico para alunos da rede pública municipal de Laranjal do Jari - Amapá

Instituto Federal do Amapá
Desenvolvimento de protótipos automatizados para cultivos hidropônicos
Projeto "Eu, cientista TECH"

Projeto "Eu, cientista TECH"

Instituto Federal do Tocantins
Resolução de problemas do cotidiano, através de de metodologias de Design Thinking
Projeto e fabricação de robô de baixo custo para auxiliar em processo  produtivo industrial

Projeto e fabricação de robô de baixo custo para auxiliar em processo produtivo industrial

Instituto Federal de Brasília
Desenvolvimento e fabricação de um robô completo de baixo custo, para auxiliar máquinas industriais e manipulação de peças
Na trilha da Economia 4.0: robótica descomplicada e IoT para estudantes do 8º ano ao ensino médio

Na trilha da Economia 4.0: robótica descomplicada e IoT para estudantes do 8º ano ao ensino médio

Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Ensino da robótica educacional e programação para alunos do 8º ano ao ensino médio
Visual-3D: Experiências com Realidade Aumentada para a iniciação tecnológica de estudantes em escolas da rede pública do Semiárido Paraibano

Visual-3D: Experiências com Realidade Aumentada para a iniciação tecnológica de estudantes em escolas da rede pública do Semiárido Paraibano

Instituto Federal de Paraíba
Oficinas de Realidade Virtual e Aumentada para a imersão dos participantes em tecnologias sociais adaptadas ao Semiárido
Solução Maker em sincronia 4.0: construção de totem automatizado de medição de temperatura e higienização para as escolas municipais de Naviraí

Solução Maker em sincronia 4.0: construção de totem automatizado de medição de temperatura e higienização para as escolas municipais de Naviraí

Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
Oficinas de produção de Totens dispenser de álcool 70% com leitor de temperatura corporal integrado
Oficinas Aprender Fazendo

Oficinas Aprender Fazendo

Instituto Federal do Piauí
Oficinas de identificação do problema e levantamento das hipóteses, imersão na ferramenta utilizada e desenvolvimento de protótipos de jogos e aplicativos
Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0: Tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem na rede pública de ensino de Poços de Caldas

Ferramentas didáticas aplicadas à Economia 4.0: Tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem na rede pública de ensino de Poços de Caldas

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
Metodologias que combinam o ensino de ciências, linguagens de programação e robótica, aplicando à resolução de problemas cotidianos
Oficinas Synesthesia Vision

Oficinas Synesthesia Vision

Instituto Federal de Pernambuco
Oficinas de robótica livre em escolas do estado, visando desenvolver o interesse de estudantes do ensino fundamental e médio
Formação inovativa em ambientes virtuais para inserção em uma economia 4.0

Formação inovativa em ambientes virtuais para inserção em uma economia 4.0

Instituto Federal de Pernambuco
Educação metodologicamente inovativa sobre Economia 4.0 utilizando metodologias ativas e ambientes virtuais imersivos
Aprendendo tecnologias da economia 4.0 usando aplicações nas ciências naturais

Aprendendo tecnologias da economia 4.0 usando aplicações nas ciências naturais

Instituto Federal de Alagoas
Elaboração de oficinas e experimentos didáticos com habilidades nas novas tecnologias da economia 4.0, com uso de módulos Arduíno e de smartphones
Utilização dos pilares da economia 4.0 junto aos feirantes do município de Pedras de Fogo - PB: Unindo educação, tecnologia e logística a serviço da urbanidade

Utilização dos pilares da economia 4.0 junto aos feirantes do município de Pedras de Fogo - PB: Unindo educação, tecnologia e logística a serviço da urbanidade

Instituto Federal da Paraíba
Aplicação na resolução da problemática de um de seus principais arranjos produtivos regionais, que é a feira livre de Pedras de Fogo PB
Iniciação Tecnológica para a Economia 4.0: disseminação da cultura de inovação baseada em projetos maker

Iniciação Tecnológica para a Economia 4.0: disseminação da cultura de inovação baseada em projetos maker

Instituto Federal do Paraná
Estabelecimento de um novo laboratório com ênfase na cultura maker e inovação
Robótica como uma Intervenção Social: uma Aplicação nas escolas do município de Corrente - PI

Robótica como uma Intervenção Social: uma Aplicação nas escolas do município de Corrente - PI

Instituto Federal do Piauí
Aprendizado de robótica educativa, por meio do ensino de raciocínio lógico-computacional e de programação de computador
Elaboração de Maquetes Tridimensionais Interativas e Interdisciplinares com base na iniciação tecnológica com foco na economia 4.0

Elaboração de Maquetes Tridimensionais Interativas e Interdisciplinares com base na iniciação tecnológica com foco na economia 4.0

Instituto Federal da Paraíba
Metodologias ativas que possam abordar fenômenos integrados relacionados à preservação ambiental
Educação para um Mundo mais Maker

Educação para um Mundo mais Maker

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Baseou-se no conhecimento tecnológico desenvolvido no CEFET-MG, atrelado ao desenvolvimento do pensar tecnológico e suas potencialidades
Ensino de programação para estudantes do ensino fundamental e médio aplicado aos cenários da Agricultura Familiar e Cuidados da Saúde de Idosos

Ensino de programação para estudantes do ensino fundamental e médio aplicado aos cenários da Agricultura Familiar e Cuidados da Saúde de Idosos

Instituto Federal de Goiás
Programação de dispositivos para Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), por meio da Agricultura Familiar e Cuidados da Saúde de Idosos
Estudantes Inventores: aprendizagem de tecnologias de prototipagem e a fabricação de objetos didáticos para o ensino de ciências

Estudantes Inventores: aprendizagem de tecnologias de prototipagem e a fabricação de objetos didáticos para o ensino de ciências

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Desenvolvimento de quebra-cabeças, produtos em 3D, maquetes e quadros com encaixe
Projeto MyMaker

Projeto MyMaker

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Oficinas para incentivar a cultura Maker nos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede pública de ensino por meio da Robótica Educacional
Leitura e Tratamento de dados no contexto das tecnologias: mapeando e desenvolvendo habilidades

Leitura e Tratamento de dados no contexto das tecnologias: mapeando e desenvolvendo habilidades

Instituto Federal do Piauí
Desenvolvimento de habilidades baseadas em pesquisas bibliográficas focadas nas Metodologias Ativas, Letramento Digital, Multiletramentos, dentre outros
Aplicação da tecnologia na produção rural: Economia 4.0

Aplicação da tecnologia na produção rural: Economia 4.0

Instituto Federal do Amapá
Formação de alunos com conhecimento técnico e capazes de desenvolver tecnologias aplicáveis na região, impulsionando o agronegócio local
ROBÔ-TI na Economia 4.0

ROBÔ-TI na Economia 4.0

Instituto Federal do Amazonas
Contato dos alunos com conhecimentos e práticas associadas à aplicação de Programação de Softwares para gerir tecnologias IoT e Robótica Educacional
Robótica Solidária

Robótica Solidária

Instituto Federal de Brasília
Desenvolvimento de projetos de robótica com os alunos que envolvem conceitos de automação presentes na indústria 4.0
Soluções tecnológicas para controle do peso do rebanho bovino de pecuarista de pequeno e médio porte

Soluções tecnológicas para controle do peso do rebanho bovino de pecuarista de pequeno e médio porte

Instituto Federal de Rondônia
Estudo e ensino de soluções tecnológicas utilizadas para facilitar e baratear o processo de pesagem do gado
Simulação a partir de um software educacional para uma assistência técnica em computador com critérios dos jogos

Simulação a partir de um software educacional para uma assistência técnica em computador com critérios dos jogos

Instituto Federal de Sergipe
Aplicação de um jogo simulado para o ensino e aprendizagem no ramo de comércio de Assistência Técnica em Computadores
Uma proposta de P&D&I para aproximação dos jovens com o setor produtivo

Uma proposta de P&D&I para aproximação dos jovens com o setor produtivo

Instituto Federal de Rondônia
Promoção da formação e inserção de estudantes em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (P&D&I)
Jogos e Narrativas Imersivas com Audiovisual e Realidade Aumentada

Jogos e Narrativas Imersivas com Audiovisual e Realidade Aumentada

Instituto Federal de Brasília
Desenvolvimento de habilidades de programação básica, princípios de realidade aumentada e noções sobre storytelling
Formação de estudantes da Educação Básica na dinâmica da Economia 4.0: implantação do Laboratório de Ensino de Inteligência Artificial e Robótica (LabEIAR)

Formação de estudantes da Educação Básica na dinâmica da Economia 4.0: implantação do Laboratório de Ensino de Inteligência Artificial e Robótica (LabEIAR)

Instituto Federal Baiano
Implantação de um programa de formação voltado para a iniciação tecnológica de estudantes dos anos finais do ensino fundamental
Educando no Presente para o Futuro

Educando no Presente para o Futuro

Instituto Federal do Paraná
Programação em Arduino, internet das coisas (IoT), robótica e manufatura aditiva com prototipação 3D