Cultura Maker - Qualificando jovens para uma economia digital

Instituto Federal de Pernambuco - Projeto nº 167

Visando a transformação da vida de uma parcela dos estudantes de escolas públicas de Belo Jardim, o projeto Cultura Maker – Qualificando jovens para uma economia digital, coordenado por Hitalo Oliveira da Silva e atendendendo 119 estudantes externos, visa promover a iniciação tecnológica e científica por meio do ensino de tecnologias digitais, como programação de software, fabricação digital, robótica e Internet das Coisas – utilizando metodologias ativas e princípios da Cultura Maker. A apresentação de problemas identificados no contexto dos participantes provocou a identificação de possíveis soluções, planejamento e construção de protótipos das mesmas, utilizando para isso métodos e ferramentas relacionados à economia 4.0.

Tomando por base as metodologias ativas de ensino em um espaço de criatividade, foi possível desenvolver uma proposta didática que auxiliou os estudantes a aprender os conteúdos por meio de práticas típicas da cultura maker. Ao trabalhar com esse modelo de projeto, os estudantes são introduzidos em um contexto de formação científica, permitindo a aplicação dos conceitos estudados para a produção tecnológica. De modo mais abrangente, a realização do projeto possibilitou uma redução do déficit tecnológico na mesorregião do Agreste pernambucano, promovendo o acesso de estudantes da rede pública de ensino a vivências fortemente inseridas no atual contexto econômico, social e tecnológico do mundo contemporâneo.

Impactos do projeto

O projeto provocou um ponto de inflexão na vida acadêmica dos docentes, discentes e servidores do campus Belo Jardim. As máquinas, ferramentas e bolsas transformaram o antigo laboratório de manutenção de computadores em um moderno Laboratório Maker. Atualmente, já é possível transformar ideias em protótipos com mais facilidade e precisão. Ademais, é possível vislumbrar aulas e atividades acadêmicas cada vez mais dinâmicas, inclusivas, ativas e tecnológicas. Os alunos puderam aprender com muita satisfação, por meio da resolução de problemas práticos e instigantes.

O projeto deixa um legado tecnológico bastante importante para auxiliar as práticas educacionais das disciplinas que envolvem o ensino de eletricidade, eletrônica, programação e robótica. Além das ferramentas, máquinas e materiais, foram impressos e montados seis robôs Otto DIY e quatro SMARS. Os robôs serão utilizados durante a execução de atividades de ensino e extensão dos cursos de tecnologia da informação do campus Belo Jardim. Assista aos vídeos para conhecer um pouco mais sobre o projeto.