Projetos do Ciclo 3

Iniciação Tecnológica como promotor de mudança em sala de aula
Iniciação Tecnológica como promotor de mudança em sala de aula
Instituto Federal do Ceará
Objetivo de promover o ensino de robótica, cultura maker, matemática e ciências a partir de temas geradores
Agrotech PLAY!
Agrotech PLAY!
Instituto Federal de Pernambuco
Foco no ensino de programação aplicada através da Plataforma Arduino para aplicações agrícolas e utilizando metodologias ativas de aprendizagem
Ensino de Programação com Robótica Educacional LEGO para Alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Rurais de Ji-Paraná-RO
Ensino de Programação com Robótica Educacional LEGO para Alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Rurais de Ji-Paraná-RO
Instituto Federal de Rondônia
Oficinas sobre lógica e linguagens de programação através da montagem e programação de robôs LEGO para realização de atividades autônomas
RV Unity: ensino de programação a estudantes do ensino fundamental de escolas públicas da Paraíba com foco em realidade aumentada e Metaverso
RV Unity: ensino de programação a estudantes do ensino fundamental de escolas públicas da Paraíba com foco em realidade aumentada e Metaverso
Instituto Federal da Paraíba
Objetivo de promover ações integradas entre as esferas federal e estadual de ensino na Paraíba para a iniciação tecnológica de estudantes da rede pública do estado
Escolas Inovadoras: estimulando o protagonismo dos estudantes do Ensino Fundamental II de Itapecuru-Mirim (Maranhão)  por meio da Inovação Tecnológica
Escolas Inovadoras: estimulando o protagonismo dos estudantes do Ensino Fundamental II de Itapecuru-Mirim (Maranhão) por meio da Inovação Tecnológica
Instituto Federal do Maranhão
Oficinas trabalhando o aprendizado sobre a programação de computadores, robótica e internet das coisas
InForUbá: Aprendendo Programação Aplicada à Robótica 2.0
InForUbá: Aprendendo Programação Aplicada à Robótica 2.0
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Objetivo de ensinar programação para alunos do 6º e 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas das cidades da região de Ubá-MG
Iniciação tecnológica e cultura Maker utilizando Linguagem de Programação Visual aplicada ao ensino
Iniciação tecnológica e cultura Maker utilizando Linguagem de Programação Visual aplicada ao ensino
Instituto Federal Catarinense
Foco no aprendizado das tecnologias de programação de Hardware Livre (Arduino), LEGO programável, e criação de objetos para Impressão 3D
Iniciação Tecnológica na educação básica na serra gaúcha
Iniciação Tecnológica na educação básica na serra gaúcha
Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Objetivo de promover a iniciação tecnológica a partir do ensino de programação aplicada, eletrônica básica e fabricação digital.
Projeto SeridóLab - Utilizando a cultura maker como ferramenta para construir a tecnologia do futuro
Projeto SeridóLab - Utilizando a cultura maker como ferramenta para construir a tecnologia do futuro
Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Objetivo de desenvolver habilidades introdutórias nas áreas de eletrônica, programação e robótica a estudantes dos anos finais do ensino fundamental
Educação tecnológica baseada em robótica, abordagem STEAM e cultura maker
Educação tecnológica baseada em robótica, abordagem STEAM e cultura maker
Instituto Federal do Pará
Objetivo de envolver os(as) alunos(as) com os fundamentos e ferramentas da robótica e da cultura maker
Metodologias Ativas de Aprendizagem para Iniciação Tecnológica no Oeste Catarinense
Metodologias Ativas de Aprendizagem para Iniciação Tecnológica no Oeste Catarinense
Instituto Federal de Santa Catarina
Objetivo de promover a iniciação tecnológica dos estudantes do ensino fundamental voltado a soluções de problemas práticos
Uso das tecnologias digitais associadas à programação, à robótica e à cultura maker
Uso das tecnologias digitais associadas à programação, à robótica e à cultura maker
Instituto Federal Fluminense
Desenvolvimento de habilidades tecnológicas como programação e robótica, e contribuir para a formação cidadã dos estudantes
Curso de Introdução à Programação e Robótica com Lego Mindstorm EV3
Curso de Introdução à Programação e Robótica com Lego Mindstorm EV3
Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
Criação e implementação de um curso de robótica utilizando kits programáveis da Lego
Plataforma Didática de Ensino de Programação e Robótica Educacional para Escolas de Ensino Fundamental e Médio
Plataforma Didática de Ensino de Programação e Robótica Educacional para Escolas de Ensino Fundamental e Médio
Instituto Federal do Paraná
Desenvolvimento de uma plataforma de ensino de robótica educacional acessível e de baixo custo para ser implementada em escolas de ensino fundamental e médio
Smart Objects: Ensino de programação para estudantes do ensino fundamental para criação de objetos inteligentes
Smart Objects: Ensino de programação para estudantes do ensino fundamental para criação de objetos inteligentes
Instituto Federal de Goiás
Capacitação de estudantes das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) quanto a programação de dispositivos inteligentes
Imersão de crianças sertanejas na tecnologia maker para promoção de soluções inovadoras reais em suas comunidades
Imersão de crianças sertanejas na tecnologia maker para promoção de soluções inovadoras reais em suas comunidades
Instituto Federal de Alagoas
Ensino na temática de programação, robótica e prototipagem 3D para alunos da rede municipal
Ensino da lógica de programação e raciocínio matemático aplicados à robótica para alunos dos anos finais do ensino fundamental
Ensino da lógica de programação e raciocínio matemático aplicados à robótica para alunos dos anos finais do ensino fundamental
Instituto Federal de Roraima
Ensino da lógica de programação e do raciocínio matemático com o auxílio da robótica para alunos
MyMaker
MyMaker
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Desenvolvimento do pensamento computacional e incentivar a cultura Maker nos estudantes dos anos finais do ensino fundamental
InTec: iniciação tecnológica no contexto de prototipagem física por meios digitais
InTec: iniciação tecnológica no contexto de prototipagem física por meios digitais
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Interesse a aplicações de tecnologias e contribuir para a formação cidadã, com incentivo a atuação criativa e tecnológica
Blocos e Códigos para o Futuro
Blocos e Códigos para o Futuro
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Curso de programação aplicada para estudantes dos 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas e Estaduais do Triângulo Mineiro
Núcleo de Robótica TRC, Escolas Públicas Juntos e Misturados na Iniciação Tecnológica e Cultura Maker
Núcleo de Robótica TRC, Escolas Públicas Juntos e Misturados na Iniciação Tecnológica e Cultura Maker
Instituto Federal do Mato Grosso
Aprendizado de conhecimentos práticos em programação e robótica, incentivando a cultura maker e a resolução de problemas
Academia Maker: Cursos de Iniciação à Programação Aplicada a Projetos de Robótica, Eletrônica e Internet das Coisas
Academia Maker: Cursos de Iniciação à Programação Aplicada a Projetos de Robótica, Eletrônica e Internet das Coisas
Instituto Federal do Sertão de Pernambuco
Cursos de iniciação à programação e abordagem centrada na Cultura Maker
Projeto EduBot – Uma nova abordagem de ensino- aprendizagem, por meio das metodologias ativas no ensino da Robótica Educacional
Projeto EduBot – Uma nova abordagem de ensino- aprendizagem, por meio das metodologias ativas no ensino da Robótica Educacional
Instituto Federal do Piauí
Programação aplicada à robótica educacional com o uso de metodologias ativas de aprendizagem focadas na participação ativa dos alunos
IFMaker Uruaçu: inclusão, criatividade e inovação
IFMaker Uruaçu: inclusão, criatividade e inovação
Instituto Federal de Goiás
Objetivo de fortalecer as práticas educativas, científicas e tecnológicas desenvolvidas no interior de Goiás
Jovem Programador: Desenvolvendo Soluções Tecnológicas para os Desafios do Interior do Amazonas
Jovem Programador: Desenvolvendo Soluções Tecnológicas para os Desafios do Interior do Amazonas
Instituto Federal do Amazonas
Desenvolvimento de habilidades iniciais em tecnologia e interesse por áreas como programação, robótica e cultura maker
Projeto TecnoMaker 4.0
Projeto TecnoMaker 4.0
Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Suporte teórico-prático em iniciação tecnológica para estudantes do ensino fundamental das redes municipal e estadual de Rio Grande
Projeto Education 4.0 Challenge
Projeto Education 4.0 Challenge
Instituto Federal do Sul de Minas
Objetivo de promover a iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada, robótica e cultura maker
Robótica Educacional e Internet das Coisas como ferramentas de Transformação Social
Robótica Educacional e Internet das Coisas como ferramentas de Transformação Social
Instituto Federal de Alagoas
Utilização de projetos práticos e envolvimento em situações reais na área de Robótica Educacional e Internet das Coisas
Programa Sabará
Programa Sabará
Instituto Federal de Minas Gerais
Ensino de programação e o desenvolvimento do pensamento computacional nos anos finais do ensino fundamental básico em escolas públicas
Programando meu primeiro robô
Programando meu primeiro robô
Instituto Federal do Acre
Estímulo de crianças e jovens estudantes para pesquisa, inovação e desenvolvimento em áreas tecnológicas
Iniciação tecnológica e ao ensino de programação para Alunos do Fundamental II, utilizando kits de Arduino e Scratch
Iniciação tecnológica e ao ensino de programação para Alunos do Fundamental II, utilizando kits de Arduino e Scratch
Instituto Federal de São Paulo
Inclusão tecnológica para alunos do Ensino Fundamental II, por meio de atividades práticas com robótica e programação
Cultura Maker como meio de aprendizagens significativas no Ensino Fundamental
Cultura Maker como meio de aprendizagens significativas no Ensino Fundamental
Instituto Federal Farroupilha
Objetivo de promover o ensino de conceitos básicos da computação, com foco no ensino de programação, robótica e cultura maker
Robótica Educacional 2.0
Robótica Educacional 2.0
Instituto Federal do Piauí
Objetivo de levar o ensino do pensamento computacional para as escolas de nível fundamental do Município de Timon-MA
NEPeTI: Aplicando a Computação na Educação Básica do Cerrado
NEPeTI: Aplicando a Computação na Educação Básica do Cerrado
Instituto Federal Goiano
Programação em blocos alinhado à BNCC com estudantes do Ensino Fundamental
Oficina de makers
Oficina de makers
Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
Utilização de sucatas e programação com Arduíno em turmas de duas escolas da rede estadual de Juruaia e Muzambinho
Programar para Avançar – Anos Finais – Letramento em Programação e Robótica para alunos da Rede Pública
Programar para Avançar – Anos Finais – Letramento em Programação e Robótica para alunos da Rede Pública
Instituto Federal do Espírito Santo
Objetivo de promover cursos e oficinas na área de iniciação tecnológica para alunos de 8° e 9° anos de três municípios da microrregião noroeste do Espírito Santo
Ensino de robótica aplicada utilizando aprendizagem baseada em problema
Ensino de robótica aplicada utilizando aprendizagem baseada em problema
Instituto Federal Goiano
Objetivo de desenvolver um ambiente ativo de aprendizagem “mão na massa” favorável ao desenvolvimento de ensino de robótica
Aprendiz 4.0
Aprendiz 4.0
Instituto Federal de Sergipe
Uso de linguagens de programação em blocos, em conjunto com metodologias ativas
Robótica Educacional e Ensino de Computação na Educação Básica: contributos para formação de escolares nos anos finais do Ensino Fundamental
Robótica Educacional e Ensino de Computação na Educação Básica: contributos para formação de escolares nos anos finais do Ensino Fundamental
Instituto Federal da Bahia
Robótica Educacional como possibilidade de construção de conhecimentos por meio de oficinas de iniciação a programação