InTec: iniciação tecnológica no contexto de prototipagem física por meios digitais

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Projeto nº 3197

Coordenado por Wagner Leite Araújo e executado pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, campus Montes Claros, o Projeto InTec foi uma iniciativa que ocorreu com sucesso, visando proporcionar aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) acesso às tecnologias digitais para prototipagem, dentro do contexto da Economia 4.0.

O objetivo principal do projeto foi instigar e permitir que os estudantes explorassem as aplicações das tecnologias digitais, contribuindo assim para sua formação cidadã e incentivando a atuação criativa e tecnológica tanto no mercado de trabalho quanto em suas comunidades.

Durante a execução do projeto, que já foi concluído, foram oferecidas oficinas abrangentes, abordando temas como desenhos técnicos bidimensionais e tridimensionais, operação de impressoras 3D e utilização de comandos numéricos computacionais para corte e gravação a laser.

Além disso, cada grupo de estudantes foi responsável por conceber e fabricar um protótipo de baixa complexidade, utilizando tecnologia de impressão 3D, CNC laser ou a combinação de ambas. O propósito era apresentar um plano simplificado de empreendimento/comercialização do protótipo em suas respectivas comunidades.

Ao final do projeto, 384 beneficiários foram certificados nos cursos oferecidos, demonstrando o impacto positivo e abrangente que o Projeto InTec teve na capacitação dos estudantes e na promoção do conhecimento tecnológico em suas comunidades.

Principais metodologias utilizadas:

Ensino híbrido

Aprendizagem por grupos

Aprendizagem baseada em projetos