Projetos do Ciclo 2

Programação aplicada na escola pública: promovendo a iniciação tecnológica no Ensino Fundamental
Programação aplicada na escola pública: promovendo a iniciação tecnológica no Ensino Fundamental
Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Iniciação tecnológica a partir do ensino de programação aplicada em Arduíno
Robótica na escola: Programando o futuro
Robótica na escola: Programando o futuro
Instituto Federal de Santa Catarina
Atividades de iniciação tecnológica relativas à programação de computadores e à robótica
Ensino de Programação com Robótica Educacional LEGO para alunos do Ensino Fundamental
Ensino de Programação com Robótica Educacional LEGO para alunos do Ensino Fundamental
Instituto Federal de Rondônia
Preparação e realização de oficinas sobre lógica de programação e a montagem e programação de robôs LEGO
Que ideia você ilumina? Desenvolvimento do pensamento computacional e da prática Maker para a aprendizagem de programação
Que ideia você ilumina? Desenvolvimento do pensamento computacional e da prática Maker para a aprendizagem de programação
Instituto Federal Fluminense
Ações que visam ao desenvolvimento do Pensamento Computacional e à prática Maker
Crianças Pantaneiras aprendendo Programação
Crianças Pantaneiras aprendendo Programação
Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
Capacitação de alunos e professores da Região do Pantanal Sul Mato Grossense para melhor uso das tecnologias de Informação e Comunicação
Programação aplicada para o ensino fundamental
Programação aplicada para o ensino fundamental
Instituto Federal de Brasília
Criação de robôs pelos alunos, programação de sensores de LED, entre outras atividades de iniciação tecnológica
ReciclaBot: Uma proposta de ensino de programação com robótica e uso de material reciclável
ReciclaBot: Uma proposta de ensino de programação com robótica e uso de material reciclável
Instituto Federal do Pará
Aprendizagem de programação baseada em elementos de robótica e práticas de reciclagem de materiais
Iniciação Tecnológica IFMT 4.0
Iniciação Tecnológica IFMT 4.0
Instituto Federal do Mato Grosso
Oficinas de formação em programação aplicada usando Kits Arduino e Robótica
Projeto de Iniciação Tecnológica com foco no ensino de Programação
Projeto de Iniciação Tecnológica com foco no ensino de Programação
Instituto Federal do Paraná
Promoção do contato de alunos do Ensino Fundamental com o modo científico de pensar e desenvolver tecnologias
Aprendizagem criativa por meio da programação de computadores
Aprendizagem criativa por meio da programação de computadores
Instituto Federal Farroupilha
Conceitos de pensamento computacional, programação na linguagem Scratch e Arduíno, a partir do Ambiente virtual Moodle
A Escola de Inovação de Vitória-ES: Robótica, Fabricação Digital e Metodologias Ativas (re)inventando a Educação
A Escola de Inovação de Vitória-ES: Robótica, Fabricação Digital e Metodologias Ativas (re)inventando a Educação
Instituto Federal do Espírito Santo
Formação em programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de Vitória
CODIFICA: Ensino de Programação de Aplicações para Internet das Coisas para Estudantes do Nível Fundamental
CODIFICA: Ensino de Programação de Aplicações para Internet das Coisas para Estudantes do Nível Fundamental
Instituto Federal de Goiás
Utilização de Arduíno, Kits LEGO, Computadores (desktops e notebooks) , Raspberry PI, Tinkercad, Scratch e impressoras 3D
Pró Robótica: pensamento computacional na Educação Básica
Pró Robótica: pensamento computacional na Educação Básica
Instituto Federal Farroupilha
Popularização da Tecnologia e Computação no Ensino Fundamental através do desenvolvimento de atividades de programação e robótica
 Copa Scratch: Criando jogos e animes de forma divertida
Copa Scratch: Criando jogos e animes de forma divertida
Instituto Federal de Goiás
Objetivo de estimular o interesse de alunos e alunas dos dois últimos anos do ensino fundamental para o pensamento computacional
 Pensamento Computacional e Arduíno para Professores e Estudantes da Educação Básica
Pensamento Computacional e Arduíno para Professores e Estudantes da Educação Básica
Instituto Federal Farroupilha
Objetivo de ministrar cursos presenciais com foco no ensino de programação aplicada com uso do Arduíno
Programar no Sertão
Programar no Sertão
Instituto Federal da Paraíba
Programação e desenvolvimento do raciocínio lógico por meio da Programação e Robótica
Oficinas Ingrediente X - Programando com Scratch
Oficinas Ingrediente X - Programando com Scratch
Instituto Federal de Pernambuco
Desenvolvimento de habilidades e competências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental II na área de tecnologia da informação
Programar para Avançar! Letramento em Programação e Robótica para Alunos da Rede Pública
Programar para Avançar! Letramento em Programação e Robótica para Alunos da Rede Pública
Instituto Federal do Espírito Santo
Objetivo de ofertar um curso de Programação Básica e de Robótica Educacional para estudantes da rede
Robótica Open Source
Robótica Open Source
Instituto Federal do Ceará
Objetivo de disseminar, descentralizar, democratizar e desenvolver a robótica em instituições de ensino fundamental
Metodologias Ativas de Aprendizagem para Iniciação Tecnológica no Oeste Catarinense
Metodologias Ativas de Aprendizagem para Iniciação Tecnológica no Oeste Catarinense
Instituto Federal de Santa Catarina
Objetivo de promover a iniciação tecnológica dos estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental do Oeste Catarinense
Ensino de Programação nas Escolas Públicas do Tocantins: Criando Novos Gênios com o uso da Robótica
Ensino de Programação nas Escolas Públicas do Tocantins: Criando Novos Gênios com o uso da Robótica
Instituto Federal do Tocantins
Robótica através de aprendizagem baseada em problemas e gamificação
Ensino de Programação utilizando Robótica Educacional e Metodologias Ativas aplicada a estudantes do ensino fundamental de escolas públicas
Ensino de Programação utilizando Robótica Educacional e Metodologias Ativas aplicada a estudantes do ensino fundamental de escolas públicas
Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
Desafio para as equipes participantes envolvendo a montagem de um robô e um cenário
ProgIF: levando programação às escolas públicas através da robótica educacional
ProgIF: levando programação às escolas públicas através da robótica educacional
Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Ferramentas e tecnologias utilizadas: Arduíno, computadores (desktops ou notebooks), Raspberry Pi, Impressoras 3D e CNCs
Ensino de lógica de programação com metodologias ativas e ferramentas de apoio: Scratch Brasil, Hora do Código, kit LEGO e Arduino
Ensino de lógica de programação com metodologias ativas e ferramentas de apoio: Scratch Brasil, Hora do Código, kit LEGO e Arduino
Instituto Federal de São Paulo
A iniciação tecnológica focando em ensino de programação e atividades práticas de robótica utilizando metodologias ativas
Imersão em Programação: do básico até o desenvolvimento de games e robôs
Imersão em Programação: do básico até o desenvolvimento de games e robôs
Instituto Federal do Rio de Janeiro
Executado pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, se baseou em desenvolver projetos voltados a programação
Programação aplicada à Robótica Educacional
Programação aplicada à Robótica Educacional
Instituto Federal do Ceará
Objetivo do desenvolvimento de ações de formação em programação aplicada e robótica
Introdução da Cultura Maker no Ensino de Programação Aplicada com o Apoio de Metodologias Ativas em Escolas do Litoral Leste Cearense
Introdução da Cultura Maker no Ensino de Programação Aplicada com o Apoio de Metodologias Ativas em Escolas do Litoral Leste Cearense
Instituto Federal do Ceará
Cursos de ensino em linguagem de programação aplicada à robótica e uso de ferramentas de Cultura Maker
Robótica Educacional e Internet das Coisas como ferramentas de transformação social
Robótica Educacional e Internet das Coisas como ferramentas de transformação social
Instituto Federal de Alagoas
Tecnologias e recursos utilizados: Arduino, Computadores (desktops e notebooks), Raspberry Pi, Tinkercad, Impressoras 3D e drones
Girls of Science
Girls of Science
Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
Foco no ensino de programação aplicada para estudantes do sexo feminino dos dois últimos anos do ensino fundamental
Desafio Smart Home: projetando e simulando uma casa inteligente por meio de metodologias ativas
Desafio Smart Home: projetando e simulando uma casa inteligente por meio de metodologias ativas
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Objetivo de projetar e simular uma casa inteligente através de tecnologias como Arduino, Computadores, Tinkercad, Scratch, Blockly Games e maquetes
EduBot - Uma nova abordagem de ensino-aprendizagem, por meio das metodologias ativas no ensino da Robótica Educacional
EduBot - Uma nova abordagem de ensino-aprendizagem, por meio das metodologias ativas no ensino da Robótica Educacional
Instituto Federal do Piauí
Abordagem focada no ensino da programação aplicada à robótica
Projeto MyCode
Projeto MyCode
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Objetivo de proporcionar aos estudantes uma iniciação tecnológica com o foco no ensino de programação e elaborado visando o desenvolvimento do pensamento computacional
Projeto Educ Ação TEC
Projeto Educ Ação TEC
Instituto Federal Goiano
Objetivo de promover a iniciação tecnológica aos estudantes nas séries finais do Ensino Fundamental II em escolas públicas da região oeste de Goiás e metropolitana da capital Goiânia
EduBot - Uma nova abordagem de ensino-aprendizagem, por meio das metodologias ativas no ensino da Robótica Educacional
EduBot - Uma nova abordagem de ensino-aprendizagem, por meio das metodologias ativas no ensino da Robótica Educacional
Instituto Federal do Piauí
Abordagem focada no ensino da programação aplicada à robótica
Programa Fácil - Formação em Programação aplicada
Programa Fácil - Formação em Programação aplicada
Instituto Federal de Sergipe
Instrumentalização de recursos para automação e robótica, acessíveis tanto em custo como em complexidade de programação
Projeto Agrotech Play!
Projeto Agrotech Play!
Instituto Federal de Pernambuco
Ensino de programação aplicada através da Plataforma Arduino para aplicações agrícolas
Introdução a Programação através do desenvolvimento de Jogos Digitais
Introdução a Programação através do desenvolvimento de Jogos Digitais
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Aprendizado com práticas de programação de forma lúdica, despertando assim o interesse e a criatividade dos estudantes
Aprendizagem de programação aplicada à robótica no contexto de processos de automação industrial
Aprendizagem de programação aplicada à robótica no contexto de processos de automação industrial
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Conceitos de eletricidade básica, programação e suas aplicações e práticas realizadas em laboratório com Arduino uno e Lego Spike
Inclusão Tecnológica: Iniciação ao ensino de programação utilizando kits de Arduino e Scratch, envolvendo objetos de conhecimento abordados no 8º e 9º do Ensino Fundamental II
Inclusão Tecnológica: Iniciação ao ensino de programação utilizando kits de Arduino e Scratch, envolvendo objetos de conhecimento abordados no 8º e 9º do Ensino Fundamental II
Instituto Federal de São Paulo
Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem e aplicações interdisciplinares com foco em matemática e ciências da natureza
Brincando de aprender: programação aplicada para alunos dos 8º e 9º ano da rede pública de ensino
Brincando de aprender: programação aplicada para alunos dos 8º e 9º ano da rede pública de ensino
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Desenvolvimento das competências e habilidades alinhadas às necessidades do Pensamento Computacional preconizada na BNCC
Programando na escola com Scratch
Programando na escola com Scratch
Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Desenvolvimento da programação Scratch, inicialmente, com estudantes do 8º e 9º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental
LABIA-R: Laboratório de Inteligência Artificial e Robótica Ada Lovelace
LABIA-R: Laboratório de Inteligência Artificial e Robótica Ada Lovelace
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Cursos de extensão de programação e robótica para alunos dos anos finais do ensino fundamental
Robótica Educacional 2.0
Robótica Educacional 2.0
Instituto Federal do Piauí
Programação aplicada à robótica educacional para estudantes dos anos finais do ensino fundamental
Programação aplicada nas escolas públicas estaduais e municipais de Jaboatão dos Guararapes e região
Programação aplicada nas escolas públicas estaduais e municipais de Jaboatão dos Guararapes e região
Instituto Federal de Pernambuco
Qualificação Profissional e Iniciação Tecnológica de estudantes dos 02 (dois) últimos anos do ensino fundamental
Programação e Robótica como Recursos Didáticos de Iniciação Tecnológica para o Ensino Fundamental
Programação e Robótica como Recursos Didáticos de Iniciação Tecnológica para o Ensino Fundamental
Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Resolução de problemas por meio do raciocínio lógico, programação em blocos e compreender a importância da tecnologia em sua formação acadêmica e cidadã
Interfaces para o Futuro - Programação e Robótica no Ensino Fundamental
Interfaces para o Futuro - Programação e Robótica no Ensino Fundamental
Instituto Federal do Rio de Janeiro
Realização de oficinas e produção de material para o ensino de programação e robótica nas turmas de Ensino Fundamental
ProgramaOB 2.0
ProgramaOB 2.0
Instituto Federal de Minas Gerais
Aplicação de oficinas, aulas e materiais virtuais para o ensino de programação nas turmas de Ensino Fundamental de Ouro Branco/MG
Robô-Edu: Robótica Educacional com estímulo ao envolvimento de estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental em Iniciação Tecnológica
Robô-Edu: Robótica Educacional com estímulo ao envolvimento de estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental em Iniciação Tecnológica
Instituto Federal do Amazonas
Oficinas de iniciação tecnológica, com tecnologias Arduino, Lego, computadores, Impressoras 3D e CNCs
Eu Programo Robôs
Eu Programo Robôs
Instituto Federal do Acre
Objetivo de despertar o interesse dos alunos na área tecnológica e de programação.
Robótica Educacional como Ferramenta Tecnológica ao Ensino de Programação Aplicada
Robótica Educacional como Ferramenta Tecnológica ao Ensino de Programação Aplicada
Instituto Federal do Maranhão
Oficinas de iniciação tecnológica com uso de arduino e computadores (desktops ou notebooks), no município de Açailândia
Programa de Introdução ao ensino de programação e suas tecnologias
Programa de Introdução ao ensino de programação e suas tecnologias
Instituto Federal de Roraima
Objetivo de proporcionar o conhecimento introdutório da programação e as suas tecnologias
Atividades experimentais com a ferramenta Arduíno como possibilidade para o ensino de robótica na educação básica
Atividades experimentais com a ferramenta Arduíno como possibilidade para o ensino de robótica na educação básica
Instituto Federal do Maranhão
Ensino de programação a estudantes da rede pública de educação municipal de Alcântara e Pinheiro - MA
 InForUbá: Aprendendo Programação Aplicada à Robótica
InForUbá: Aprendendo Programação Aplicada à Robótica
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Aplicação de oficinas voltadas para o ensino de programação aplicada à robótica nas turmas das escolas públicas
 CREATIVEMAKER: Desenvolvendo soluções criativas e inteligentes no ambiente escolar através da robótica
CREATIVEMAKER: Desenvolvendo soluções criativas e inteligentes no ambiente escolar através da robótica
Instituto Federal do Amapá
Aplicação de oficinas e cursos voltados ao universo Maker e a robótica
Teens @{Code Clube} ==> Computação, Games, Programação e Robótica para Adolescentes: o primeiro passo para a nova era digital
Teens @{Code Clube} ==> Computação, Games, Programação e Robótica para Adolescentes: o primeiro passo para a nova era digital
Instituto Federal de São Paulo
Desenvolvimento de jogos digitais, programação e robótica, favorecendo assim o desenvolvimento de raciocínio lógico
Oficinas de programação para jovens do entorno do Maracanã
Oficinas de programação para jovens do entorno do Maracanã
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
Aplicação de aulas voltadas ao ensino de programação para turmas de escolas no Rio de Janeiro/RJ
Blocos e Códigos para o Futuro
Blocos e Códigos para o Futuro
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Objetivo de promover o ensino de programação para estudantes das redes públicas de ensino
Projeto Robótica Educacional como possibilidade de iniciação à Programação nas Escolas Públicas: busca de disseminação do pensamento computacional
Projeto Robótica Educacional como possibilidade de iniciação à Programação nas Escolas Públicas: busca de disseminação do pensamento computacional
Instituto Federal da Bahia
Aplicação de cursos e oficinas de robótica para alunos do ensino fundamental II na Escola Chico Mendes em Porto Seguro-BA
Pensamento Computacional no Cerrado
Pensamento Computacional no Cerrado
Instituto Federal Goiano
Objetivo em ensinar programação aplicada (robótica) para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das redes públicas municipais e estaduais de educação básica
Academia Maker: Curso de iniciação à programação aplicada à robótica
Academia Maker: Curso de iniciação à programação aplicada à robótica
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Objetivo de desenvolver habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais
Ensino de programação aplicada utilizando Aprendizagem baseada em Problema integrada com Gamificação
Ensino de programação aplicada utilizando Aprendizagem baseada em Problema integrada com Gamificação
Instituto Federal Goiano
Objetivo de propiciar um ambiente ativo de aprendizagem favorável ao desenvolvimento de ensino de programação aplicada