Brincando de aprender: programação aplicada para alunos dos 8º e 9º ano da rede pública de ensino
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - projeto nº 10225
O projeto coordenado pelo professor Américo Fernando de Souza Alves do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, visa desenvolver competências e habilidades alinhadas às necessidades do Pensamento Computacional preconizada na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), no Currículo Referência de Minas (CRMG) e no Currículo Básico Comum (CBCs) imprescindíveis para a formação educacional e tecnológica dos alunos.
Dentre os materiais utilizados para a execução do projeto, podemos destacar: Arduíno, Lego, Computadores (desktops ou notebooks), Tinkercad e Open Roberta Lab. O projeto obteve como resultado 408 estudantes atendidos.
Principais metodologias utilizadas:
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem baseada em projetos
Estudos de caso
Vídeo de divulgação do projeto:
Divulgação do projeto nas mídias:
- Vídeo de notícia no canal da Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas, intitulado "Estudantes da Rede Municipal se conectam com o futuro e participam de Robótica oferecido pela Rede"
- Matéria divulgada para parceria com o município de Carlos Chagas: "Brincando de Aprender é o Programa de Robótica a ser desenvolvido pelo IFNMG junto aos estudantes do 8º e 9º ano da Rede Municipal"