Programar para Avançar – Anos Finais – Letramento em Programação e Robótica para alunos da Rede Pública
Instituto Federal do Espírito Santo - Projeto nº 3169
O projeto Programar para Avançar, coordenado por Heyder Vagner Ramos e executado pelo Instituto Federal do Espírito Santo campus Barra de São Francisco teve como objetivo promover cursos e oficinasna área de iniciação tecnológica para alunos de 8° e 9° anos de três municípios da microrregião noroeste do Espírito Santo: Águia Branca, Barra de São Francisco e Mantenópolis. Os cursos Programação de Computadores em Linguagem de Blocos (Scratch)e Robótica Educativa com Conjunto LEGO Spike Prime tiveram 20 horas de carga horária e atenderam 187 alunos.O projeto foi o primeiro na área a ser ministrado na região eas principais metodologias trabalhadas durante o curso foram Aprendizagem baseada em projetos e Gamificação.
Jogos desenvolvidos pelos alunos:
-
Jogo da Perseguição
Desenvolvido pelo aluno Nathan Merlo
-
Calculadora
Desenvolvida pela aluna Bianca Calaes
-
Jogo do labirinto
Desenvolvido pelo aluno Rainy Moreira
-
Jogo da Adivinhação
Desenvolvido pela aluna Maria Clara
-
Jogo de controle de gasto por mês
Desenvolvido pelo aluno Vitor Helmer
-
Jogo conversor de dólar para real
Desenvolvido pelo aluno Eduardo Homero
Divulgação de resultados:
Robô desenvolvido pelos alunos: