Pensamento Computacional, Cultura Maker e Robótica Educacional no contexto da Economia 4.0: Uma proposta para o Ensino Fundamental da cidade de Rio Grande/RS
Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Projeto nº 148
O projeto coordenado por Raquel de Miranda Barbosa e executado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, tem por objetivo promover a imersão do indivíduo no contexto da economia 4.0, e trata-se de uma oficina com duração de 40h, fundamentada em atividades teórico-práticas explorando os conhecimentos científicos. A oficina utiliza as metodologias ativas gamificação, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em projetos, ofertada em diferentes ciclos atendendo estudantes dos anos finais do ensino fundamental de escolas da rede municipal da cidade de Rio Grande/RS, totalizando mais de 240 pessoas contempladas.
Principais metodologias utilizadas:
Metodologias ativas de gamificação
Atividades teórico-práticas autocontidas e cumulativas com recompensas em pontos de habilidade por criatividade e eficiência da solução
Metodologia baseada em problemas
Aonde os estudantes são confrontados com uma série de perguntas contextualizadas
Aprendizagem baseada em projetos
Utilização de projetos autênticos e realistas, para ensinar conteúdos acadêmicos
Produtos acadêmicos gerados pelo projeto:
- Artigo submetido à Revista Viver - IFRS intitulado "Oficinas TecnoMaker4.0 - Uma experiência de iniciação tecnológica para alunos da rede municipal de Rio Grande/RS"
- Resumo publicado em anais da Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão - IFRS Campus Rio Grande (MEPERG) em 2021 intitulado "Pensamento computacional, cultura maker e robótica educacional no contexto da Economia 4.0: Uma proposta para o ensino fundamental da cidade de Rio Grande"