Giga Programadores: uma metodologia gamificada para o ensino de programação
Instituto Federal do Rio de Janeiro - Projeto nº 41
O projeto Giga Programadores, coordenado por Emanuele Nunes de Lima Figueiredo Jorge, dispôs de várias atividades de aprendizagem baseada em projetos, tais como: oficinas, palestras, minicursos e apresentação de projetos de pesquisa nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ) no campus Duque de Caxias. Cerca de 158 estudantes externos das escolas de educação básica participantes foram atendidos, os quais puderam desenvolver a praticidade e a criatividade durante a resolução de problemas complexos, tomada de decisões e avaliações de resultados em turmas de 4h30min de carga horária.
Principais metodologias que foram utilizadas no projeto:
Gamificação para a Educação
Jogos educativos na teoria e na prática e simulações de técnicas de Gamificação
Robótica e Programação
Robótica Educacional e Linguagem de Programação para a Educação, com aulas práticas no campus
Aprendizagem Learn by doing
Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida utilizando materiais disponíveis no projeto
Reconhecimento e divulgação dos resultados:
- Oferta de oficinas e minicursos na X SEMACIT - Semana Acadêmica de Iniciação Tecnológica do IFRJ;
- Participação na VI SEMAC - Semana de Arte e Cultura (IFRJ - campus Duque de Caxias)
- Participação nos eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Brasília - DF)