Teens @{Code Clube} ==> Computação, Games, Programação e Robótica para Adolescentes: o primeiro passo para a nova era digital
Instituto Federal de São Paulo - Projeto nº 10264
O projeto Teens Code Clube foi coordenado por Luciene Cavalcanti Rodrigues e executado pelo Instituto Federal de São Paulo e se baseou na iniciação de jovens dos últimos anos do ensino fundamental (8o e 9o ano) ao desenvolvimento de jogos digitais, programação e robótica, favorecendo assim o desenvolvimento de raciocínio lógico.
A ação atendeu cerca de 605 alunos com a utilização de Arduíno, Lego, computadores (desktops ou notebooks), Raspberry Pi, Tinkercad, Scratch, caneta para impressão 3D, marcenaria e colagens na execução do projeto. Foi alcançado objetivos da formação e ferramentas auxiliares puderam ser apresentadas aos alunos, motivando-os a continuarem seus estudos.
Principais metodologias utilizadas:
Metodologia Kanban
Aprendizagem por grupos
Aprendizagem baseada em projetos e problemas
Reconhecimento e divulgação dos resultados:
- Conheça o Site do projeto
- Premiação com duas medalhas de ouro e quatro medalhas de Honra ao Mérito na Olimpíada Brasileira de Robótica de 2022
- Participação e Classificação de trabalho até a 3º fase no Prêmio Liga STEAM, se classificando entre os 100 melhores projetos
- Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Sistema Integrado de controle de patrimônio e atividades para o Code Clube Votuporanga”
- Publicação na Revista SINERGIA (Revista Científica do Instituto Federal São Paulo) intitulada “ Perspectiva da Educação Tecnológica no ensino fundamental: estudo de caso no ensino de robótica no 9º ano”