Ecobot – o robô sustentável

Instituto Federal do Espírito Santo - Projeto nº 95

O projeto Ecobot – o robô sustentável, coordenado por Eglon Rhuan Salazar Guimarães, foi uma iniciativa em parceria com a Escola Estadual Maria Trindade de Oliveira de cursos de introdução à programação e robótica para alunos dos anos finais do ensino fundamental de Ibatiba – ES  com foco em consciência ambiental mostrando as possibilidades da economia 4.0. Os alunos, cerca de 151 estudantes externos atendidos, desenvolveram um robô para fazer a separação do lixo por cores, desenvolvendo e exercitando diversas competências alinhadas a economia 4.0, Design Thinking e consciência ambiental.

Dentre os objetivos, pretendeu-se mobilizar ações de cidadania e estimular hábitos de conscientização ambiental em relação ao descarte de resíduos sólidos através do desenvolvimento do Ecobot, um robô que faz a separação do “lixo” através das cores. O Ecobot constitui-se de um mecanismo de conscientização social em relação ao descarte incorreto do lixo, exercitando assim uma reflexão sobre a preservação ambiental. Este projeto pretende demonstrar que diversos problemas podem ser evitados por meio de uma simples ação de jogar o lixo no local apropriado, como, por exemplo, os impactos causados pelo alto volume dos aterros sanitários.

O curso contribuiu para o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a vida, como a capacidade de trabalhar em equipe, a comunicação, a  criatividade e o pensamento crítico, que são essenciais para a formação de cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno. Conheça mais sobre o projeto assistindo aos vídeos. 

Reconhecimento e divulgação dos resultados: