Oficina de makers

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Projeto nº 3158

O projeto “Oficina de makers”, coordenado por Cristina Lúcia Janini Lopes e executado pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais tem como propósito trabalhar o uso de sucatas e programação com Arduíno em turmas de duas escolas da rede estadual de duas cidades, Juruaia e Muzambinho, somando um total de 354 alunos atendidos. Os principais objetivos do projeto são: tirar o aluno de uma postura passiva, tornando-o protagonista do próprio aprendizado; oportunizar os alunos à vivência do trabalho em equipe; e incentivar os alunos a produzirem, desenvolverem, criarem manualmente e utilizar metodologias ativas em prol da execução de uma determinada tarefa.

A Cultura Maker e a Aprendizagem Criativa foram caminhos para a criação de experiências de aprendizagem ricas e engajadoras, onde os estudantes se reuniram em equipes para colaborar e trocar ideias livremente enquanto trabalham em seus projetos. Por serem ambientes movidos à colaboração, a disposição dos espaços estimulou que os alunos aprendessem com seus pares, dividindo tarefas e pensando em conjunto.

Principais metodologias utilizadas:

Gamificação

Utilização de elementos comuns dos jogos em situações que não se restringem ao entretenimento

Aprendizagem baseada em projetos

Metodologia focada no desenvolvimento de projetos, trabalhando a interdisciplinaridade, com foco no aluno, baseada no pensamento crítico