Inclusão Tecnológica: Iniciação ao ensino de programação utilizando kits de Arduino e Scratch, envolvendo objetos de conhecimento abordados no 8o e 9o do Ensino Fundamental II

Instituto Federal de São Paulo - Projeto nº 10222

O projeto, que foi coordenado pela professora Vera Lucia da Silva do Instituto Federal São Paulo (IFSP) teve como objetivo promover a inclusão digital, por meio da iniciação à programação, de alunos e professores dos 8º e 9º anos da educação básica, bem como dos alunos monitores do IFSP. A iniciativa fez uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem e aplicações interdisciplinares com foco em matemática e ciências da natureza, culminando com o desenvolvimento do protagonismo, do espírito de cooperação e colaboração, da criatividade, da autonomia, senso crítico e do trabalho em equipe.

O projeto foi dividido em duas fases: 1) iniciação a programação, utilizando programação em Bloco e o ambiente Scratch; e 2) introdução a robótica com Arduino. Obteve como resultado 446 estudantes atendidos com as oficinas. 

Produtos de divulgação do projeto:

Principais metodologias utilizadas:

Ensino híbrido e Sala de aula invertida
Aprendizagem por grupos
Aprendizagem baseada em projetos e problemas
Estudos de caso