Pensamento Computacional, Cultura Maker e Robótica Educacional no contexto da Economia 4.0: Uma proposta para o Ensino Fundamental da cidade de Rio Grande/RS

Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Projeto nº 148

O projeto coordenado por Raquel de Miranda Barbosa e executado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, tem por objetivo promover a imersão do indivíduo no contexto da economia 4.0, e trata-se de uma oficina com duração de 40h, fundamentada em atividades teórico-práticas explorando os conhecimentos científicos. A oficina utiliza as metodologias ativas gamificação, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em projetos, ofertada em diferentes ciclos atendendo estudantes dos anos finais do ensino fundamental de escolas da rede municipal da cidade de Rio Grande/RS, totalizando mais de 240 pessoas contempladas.

 

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Principais metodologias utilizadas:

Metodologias ativas de gamificação

Atividades teórico-práticas autocontidas e cumulativas com recompensas em pontos de habilidade por criatividade e eficiência da solução

Metodologia baseada em problemas

Aonde os estudantes são confrontados com uma série de perguntas contextualizadas

Aprendizagem baseada em projetos

Utilização de projetos autênticos e realistas, para ensinar conteúdos acadêmicos

Produtos acadêmicos gerados pelo projeto: