STEAM4Girls: Aprendizagem criativa para o estímulo de meninas cientistas

Instituto Federal de Goiás - Projeto nº 78

O projeto STEAM4Girls: Aprendizagem criativa para estímulo de meninas cientistas, coordenado por Carlos Roberto da Silveira Junior, no Instituto Federal de Goiás, teve como objetivo propagar a metodologia STEAM como forma de combate a desproporção de profissionais mulheres nas áreas das ciências e tecnologias e estímulo ao acesso à educação técnica e superior de forma geral, através de monitorias realizadas em escolas públicas por estudantes mulheres do IFG. Contou com oito turmas de carga horária de 21h a 40h mensais. O projeto alcançou cerca de 130 estudantes do gênero feminino.

Principais metodologias que foram utilizadas no projeto:

Metodologia STEAM

Aprendizagem experimental de conhecimentos interdisciplinares relacionados às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática através da robótica educacional

Desenvolvimento de projeto

Cada equipe foi responsável pela criação de um robô, que foi desenvolvido etapa por etapa durante cada uma das oficinas

Gamificação

Uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais

Divulgação da segunda ação do projeto na PUC TV Goiás

Conheça o Instagram do projeto

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Conheça o canal no Youtube do projeto

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.